Gabriel Ukstin Talasso Recebe Prêmio de Iniciação Científica do Instituto de Computação em 2023

21 dez 2023

Temos o orgulho de comunicar que Gabriel Ukstin Talasso, membro de nossa equipe, foi agraciado com o Prêmio de Iniciação Científica do Instituto de Computação de 2023. Sob a orientação do Prof. Leandro Villas, Gabriel desenvolveu um framework com o objetivo a aprimorar o aprendizado federado. Esta abordagem de aprendizado de máquina distribuído permite a colaboração entre múltiplos dispositivos para treinar um modelo de dados comum, mantendo a privacidade dos dados do usuário. O foco do projeto foi enfrentar os desafios associados à distribuição e balanceamento não uniformes de dados, problemas estes que frequentemente comprometem a precisão dos modelos de aprendizado de máquina em ambientes de aprendizado federado.

A ideia central do trabalho desenvolvido por Gabriel é sua habilidade de identificar semelhanças entre modelos utilizados por diferentes clientes em um ambiente de aprendizado federado, sem a necessidade de compartilhar dados sensíveis. Esta abordagem representa um avanço para superar os desafios de distribuição e balanceamento de dados, contribuindo para a melhoria na precisão dos modelos de aprendizado de máquina.

Parabenizamos o aluno Gabriel Ukstin Talasso pelo trabalho realizado e prêmio recebido!