Hub de R$ 7,6 mi incentiva pesquisa em IA e arquiteturas cognitivas

12 nov 2021

Unicamp, Instituto Eldorado e Softex, por meio de iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), anunciaram na quarta-feira (7) a criação do Hub de Inteligência Artificial e Arquiteturas Cognitivas. Por meio do financiamento de R$ 7,6 milhões do MCTI, o projeto visa disseminar o conhecimento sobre arquiteturas cognitivas em dispositivos móveis.

O espaço será alocado dentro do Unicamp, em Campinas, São Paulo, com previsão de que as instalações sejam concluídas em outubro. O Instituto de Computação (IC) e a Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp, junto ao Eldorado, são responsáveis pela execução do projeto. A Softex, por sua vez, realizará a gestão e manejo dos recursos advindos da Lei de Informática.

Os pesquisadores da Unicamp, divididos entre cinco linhas de pesquisa, comandarão as pesquisas sobre a tecnologia. O Eldorado desenvolverá os protótipos das aplicações.

Esther Luna Colombini, professora do Instituto de Computação (IC) da Unicamp, explica que a iniciativa permitirá o desenvolvimento de arquiteturas cognitivas, capazes de integrar informações em diversas situações. A partir delas, serão construídos dispositivos cognitivos, como um smartphone cognitivo capaz de agir de acordo com os dados obtidos por meio da observação das ações do usuário.

“Um dispositivo móvel, dotado de memória, atenção multifocal, histórico de dados e capacidade de previsão é capaz de nos ajudar a entender qual é a melhor decisão a ser tomada”, descreve, contrapondo com a ideia de que o ser humano consegue prestar atenção naquilo que é importante naquele momento. Na prática, esses celulares conseguem compreender, por meio do movimento ou histórico de ações e localização, que naquele momento o usuário está em uma reunião importante e que não deve ser interrompido.

Já Leandro Villas, também professor do IC da Unicamp, destacou o alto potencial de geração de pesquisa disruptiva do projeto. “Há a possibilidade de alavancar diferentes nichos tecnológicos e de inovação com geração de publicações, patentes de alto impacto e formação de pessoal altamente qualificado para o ecossistema de tecnologia do país em geral”.

As sugestões de algoritmos obtidas por meio da pesquisa, na visão de Mário Henrique Reino Cintra, gerente de P&D do Eldorado, nortearão experimentações da tecnologia para o mundo mobile. “Esperamos entender quais elementos de arquitetura que, quando colocados dentro de um telefone, torne-o capaz de atuar de forma inteligente”.

A expectativa é que cerca de 50 pessoas trabalhem no novo hub. Entre eles, alunos de graduação, mestrado e doutorado, pós-doutores e professores da Unicamp, que abrirá chamadas para pós-doutorado em breve. Já o Eldorado espera contratar seis desenvolvedores para completar o time de oito profissionais que integrarão o hub.

IA e mobilidade

Para Diônes Lima, vice-presidente da Softex, o hub contribuirá para acelerar o crescimento do setor de inteligência artificial. “O Brasil, país que mais contrata profissionais de IA no mundo, segundo estudo realizado pela Universidade de Stanford, tem procurado se posicionar de forma cada vez mais competitiva na corrida pela liderança na aplicação de IA em negócios”.

A Motorola, parceira do programa MCTI Futuro, realizado pelo MCTI e coordenado pela Softex, destacou a importância do hub para promover a capacitação tecnológica em larga escala de pesquisadores e estudantes em tecnologias emergentes.

“As tecnologias que serão pesquisadas e desenvolvidas pelo Hub serão de fundamental importância para oferecer uma tecnologia ainda mais inteligente para todos os consumidores, aumentando a produtividade das pessoas e a conectividade de todos”, afirmou Alexandre Olivieri, diretor de desenvolvimento de software e responsável pela área de inteligência artificial da Motorola Brasil.

Fonte: https://itforum.com.br/noticias/hub-de-r-76-mi-incentiva-pesquisa-em-ia-e-arquiteturas-cognitivas/