Palestras do H.IAAC 2024
26 jun 2024
Palestrante: Edson Borin (Coordenador da Meta 4 – Representação de Conhecimento)
Título: Self-Supervised Learning for HAR
Data: 28 de Junho de 2024
Horário: 09:00
Local: Auditório do IC3
Online via http://aovivo.ic.unicamp.br
Gravação: https://www.youtube.com/watch?v=MnBXNsPMGos
Resumo da palestra: Nesta palestra será apresentado o conceito de aprendizado auto-supervisionado (Self-Supervised Learning ou SSL) e como essa tecnologia está sendo aplicada para desenvolver modelos de machine learning mais robustos para o processamento de séries temporais oriundas de sensores de smartphones no Hub de Inteligência Artificial e Arquiteturas Cognitivas (H.IAAC).
Biografia do palestrante: Edson Borin é Professor Associado II no Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e trabalha conosco desde 2010. Antes de ingressar na Unicamp, ele foi pesquisador nos Laboratórios da Intel na Califórnia, onde desenvolveu técnicas de compilação dinâmica para melhorar os microprocessadores de próxima geração co-projetados de HW/SW. Ele também utilizou os algoritmos de compressão de microcódigo que havia desenvolvido em sua tese de doutorado para aprimorar o processo de fabricação dos microprocessadores Intel, recebendo quatro prêmios de reconhecimento divisional. Dentro da Unicamp, lidera o laboratório Discovery (https://discovery.ic.unicamp.br/), financiado por agências governamentais como Fapesp, CNPq e Capes, bem como por empresas de tecnologia internacionais como Intel, AMD, Samsung, Motorola e Cadence/Tensilica, e grandes corporações brasileiras como a Petrobras. Adicionalmente, ele coordena a linha de pesquisa em representação do conhecimento do H.IAAC (https://hiaac.unicamp.br/), onde investiga técnicas de aprendizado de máquina para desenvolver representações eficientes para arquiteturas cognitivas para dispositivos móveis. Edson é autor de oito patentes, um livro técnico sobre programação em assembly, e mais de 100 artigos em conferências e revistas internacionais. Além de suas contribuições de pesquisa, ele orientou mais de 22 alunos de doutorado e mestrado, muitos dos quais foram reconhecidos por suas notáveis teses, dissertações e artigos.