LIVE: A Ética na Inteligência Artificial

Esta será o tema da próxima palestra online que acontecerá no dia 18/03 às 18h, que será apresentada pelo professor e cientista Moshe Vardi.

Ao longo da última década, a Inteligência Artificial, em geral, e a Machine Laerning, em particular, fez avanços impressionantes, em reconhecimento de imagem, jogo, compreensão de linguagem natural e mais. Mas também houve vários casos em que vimos o dano que essas tecnologias podem causar quando são implantadas com muita pressa.

A Tesla colidiu com o piloto automático, matando o motorista; uma condução autônoma Uber colidiu, matando um pedestre; e os sistemas comerciais de reconhecimento facial tiveram um péssimo desempenho em auditorias em pessoas negras. Em resposta a isso, tem havido muita conversa recente sobre a ética da IA e muitas organizações estão produzindo suas próprias diretrizes éticas de IA.

A “lavagem da ética” – também chamada de “teatro da ética” – é a prática de fabricar ou exagerar o interesse de uma empresa em sistemas de IA equitativos que funcionam para todos. Um exemplo é quando, de um lado, uma empresa promove iniciativas de “IA para o bem” enquanto do outro lado, vende tecnologia de vigilância para governos e clientes corporativos.

Será argumentado na palestra que a lente ética é muito estreita e que a verdadeira questão é como lidar com o impacto da tecnologia na sociedade. A tecnologia está conduzindo o futuro, mas quem está fazendo a direção?

O evento acontece através da Conexão Rio Campinas, uma parceria entre o Departamento de Informática da PUC-RIO e o Instituto de Computação da Unicamp, que promove importantes debates e palestras sobre os últimos avanços na ciência da computação, na Inteligência Artificial, em aprendizado de máquina, Ciência de Dados entre outros temas relevantes para profissionais, pesquisadores e para a sociedade como um todo.

Faça aqui sua inscrição

Não percam!